L'Oréal história começa na Paris do século passado.
Em 1907, Eugène Schueller, um jovem químico, começou a inventar as primeiras tinturas de cabelo sintéticos.Ele as produzia a noite em sua cozinha e as vendia para salões de beleza . Sua estratégia foi bem sucedida, dentro de dois anos, ele estabeleceu os Société Française des Inoffensives Teintures derramar Cheveux, que logo depois se tornou L'Oréal.
Em 1912, a empresa expandiu suas vendas para a Áustria, Holanda e Itália e em 1920 seus produtos estavam disponíveis em um total de 17 países, incluindo os Estados Unidos, Brasil, Chile, Peru, Equador, Bolívia, e da União Soviética, e em Extremo Oriente. Nesta fase, L'Oreal consistiu de três químicos de pesquisa e 10 representantes comerciais.

O fim da Primeira Guerra Mundial foi comemorado pela Era do Jazz, quando curtos penteados tornaram-se moda, com uma nova ênfase na forma e cor. Até o final da década de 1920, havia 40.000 salões de beleza somente na França. O lançamento de novos produtos como, O'Cap, iMedia Liquide, e Coloral conquistou o mercado crescente. Em 1928, a empresa fez sua primeira jogada em direção a diversificação, a compra do Monsavon empresa sabão.
O fim da Primeira Guerra Mundial foi comemorado pela Era do Jazz, quando curtos penteados tornaram-se moda, com uma nova ênfase na forma e cor. Até o final da década de 1920, havia 40.000 salões de beleza somente na França. O lançamento de novos produtos como, O'Cap, iMedia Liquide, e Coloral conquistou o mercado crescente. Em 1928, a empresa fez sua primeira jogada em direção a diversificação, a compra do Monsavon empresa sabão.
Em 1930 e 1940, os ídolos com cabelos platinados dos telas como Jean Harlow e Mae West fizeram o cabelo loiro especialmente popular e descolorantes como L'Oréal Blanc venderam muito bem.
L'Oréal foi rápida e fez uso dos meios de comunicação antigos e novos para promover seus produtos. Em 1938 a L'Oréal estava anunciando seus produtos de cabelo com jingles de rádio.
Durante este período, L'Oréal demonstrou a sua capacidade para atender novas exigências dos consumidores. Quando o Front Populaire ganhou as eleições 1936 e introduziu as primeiras férias pagas para os

trabalhadores franceses, Ambre Solaire L'Oréal estava pronto para capturar o novo mercado de bronzeadores. Enquanto isso, a rede de vendas da empresa estava se expandindo em âmbito nacional e em uma escala internacional. Produtos começaram a ser vendidos em farmácias e perfumistas. L'oreal agora já alcançava os italianos, filiais belgas e dinamarqueses foram estabelecidas entre 1936 e 1937.

Nem mesmo a II Guerra Mundial, em 1939, conseguiu conter o crescimento da empresa. . L'Oréal lançou o produto primeira para ondular a frio (permanente), Oréol, em 1945. Ao mesmo tempo, a empresa continuou a expandir-se, até o final da guerra havia 25 farmácias de pesquisa e distribuição tinha sido prorrogado para o Reino Unido, Argentina e Argélia.
Durante este período, François Dalle e Charles Zviak se juntaram ao grupo, ambos recrutados por Monsavon num momento em que a indústria de cosméticos atraia muito menos engenheiros químicos pós-graduação do que as indústrias de energia atômica ou óleo. Os dois desempenharam um papel importante no futuro da empresa; em 1948, Dalle já havia sido nomeado gerente-geral conjunta da L'Oréal.
O boom de consumo da década de 1950 e com a chegada de novos ídolos das tela como a loira Marilyn Monroe e Brigitte Bardot (originalmente uma morena) significou expansão para a L'Oréal.
Em 1950, uma equipe de pesquisa e desenvolvimento de 100 químicos criou produtos mais inovadores, incluindo , iMedia D, em 1951, e o primeiro shampoo pós coloração, Colorelle em 1955.
A empresa avançou ainda mais no campo do cuidado da pele, com a celebração de acordos tecnológicos com a empresa de Vichy, em 1954. Vichy iria tornar-se parte do grupo L'Oréal, em 1980.
Os talentos de Eugene Schueller foram reconhecidos em 1953, quando ele foi premiado com um Oscar da publicidade . Schueller morreu em 1957 e François Dalle assumiu como presidente e CEO aos 39 anos de idade.
Os anos 1960 foram anos de revolução, tanto cultural quanto comercial. Como música e moda influênciavam os jovens, houve um crescente interesse na conservação - ou simulação - aparência jovem. Ao mesmo tempo, centenas de novas boutiques, supermercados e cadeias de lojas surgiram para suprir este mercado que crescia rapidamente.
L'Oréal fez um compromisso cada vez maior para o investimento de capital. Em 1960, um centro de pesquisa e produção foi criada em Aulnay-sous-Bois, elevando o número de pessoal de pesquisa para 300.
Em 1963 e 1964 a empresa abriu novas instalações de cosmética e bacteriológicas, evidenciando assim uma abordagem altamente científica para o cuidado da pele. Outra unidade de produção, Soprocos,foi inaugurada em St. Quentin, em 1965, e ao longo da década pontos de distribuição foram estabelecidas novas no Uruguai, Argélia, Canadá, México e Peru.
L'Oréal foi listada na bolsa francesa, em 1963, durante um período de reestruturação dentro do grupo. Em 1962, devido ao crescimento da venda de produtos para cabelos, a L'Oréal vendia Monsavon, a fim de se concentrar em seu foco. Ao mesmo tempo, ele comprou o Cadoricin especialista em cuidado dos cabelos .
Em 1964, a L'Oréal comprou perfumes Jacques Fath e, um ano mais tarde, Lancôme, ganhando assim sua entrada para o mercado de alta qualidade no cuidados da pele, maquiagem, perfumes .
Garnier, uma empresa de produtos de cabelo, e Laboratoires d'Anglas foram também adicionados ao


grupo. Em 1968 a empresa teve participações importantes em Golden, no Reino Unido e em Ruby, uma fabricante de produtos para higiene pessoal . No mesmo ano, a L'Oréal comprou a casa de moda e perfumes, André Courrèges.
L'Oréal deu ênfase na saúde e fitness em 1970. A partir desse momento, os ganhos da L'Oréal superaram os de qualquer outra empresa francesa e cresceu duas vezes mais rápido que a média da indústria de cosméticos.
O sucesso levou a novos esforços e compromissos em pesquisas e desenvolvimento, o número de funcionários de pesquisas aumentou de 500 em 1970 para 750 em 1974. Novas instalações de produção foram abertos na França e, em 1979, o Centro Internacional de pesquisas Dermatológica foi estabelecida em Sofia-Antipolis, no sul da França, para o tratamento de doenças de pele e envelhecimento.
No ano de 1970 houve o estabelecimento de novas divisões operacionais e estrutura de gestão. Alguns anos mais tarde, a empresa começou a acelerar o processo de internacionalização, com particular ênfase na Nova Zelândia, Austrália, Japão e Hong Kong. Em 1976, a L'Oréal assinou um contrato de assistência técnica com a União Soviética.
A expansão para mercados no exterior - especialmente do Japão - foi auxiliado muito pela aliança da empresa com a gigante suíça Nestlé alimentos, a quem a filha de Eugène Schueller, o Madame Liliane Bettencourt, vendeu quase metade de seu estoque L'Oréal, em 1974.

Os dois aliados estabeleceram uma companhia francesa, Gesparal, Bettencourt era dona de 51 % das ações desta nova empresae 49 por cento ficou com a Nestlé. Gesparal controla 72 por cento dos direitos de voto da L'Oréal. Bettencourt é a maior acionista individual da Nestlé, mantendo cerca de cinco por cento.
Os anos 1980 foram particularmente favorável para a L'Oréal. François Dalle ganhou o cargo de primeiro vice-presidente de conselho de administração da Nestlé, o título de Homem do Ano nos produtos químicos e cosméticos da Fragrance Foundation dos Estados Unidos, e título de Gestor do Ano da Economiste Nouvel. Em 1984, deixa a liderança da L'Oréal, embora continuasse a atuar como presidente do comitê estratégico do grupo.
Ao iniciar-se os anos de 1990, a empresa se viu envolvida em uma batalha com os rivais Proctor & Gamble e Unilever pelo dominio mundial da cosmética de massa e mercados de fragrâncias.
L'Oréal parecia determinada a manter a liderança, destinando seu orçamento de publicidade em até 50 por cento para alguns produtos, e criar uma imagem totalmente nova para a maioria dos cosméticos.
L'Oréal apareceu bem preparado para defender sua posição de número um, fortalecida por um centro e pesquisas avançado e desenvolvimento em marketing.

A L'Oréal ingressou no Brasil em 1939, quando o primeiro agente comercial da empresa, o francês Maurice Bélières, chegou ao Rio de Janeiro criando a empresa Maurice Bélières e Cia Ltda. Vinte anos depois, a empresa francesa decidiu se instalar no país. Em 1969, a L'Oréal inaugurou no Rio de Janeiro sua primeira fábrica brasileira, com então uma superfície de 1.200m² e 16 funcionários.

Hoje, a L'Oréal conta com aproximadamente 2 mil funcionários divididos entre a sede no Rio de Janeiro, a filial em São Paulo, a central de distribuição de produtos (Centrex), duas fábricas – localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo – e a força de vendas espalhada por todo o país. Só as duas fábricas ocupam juntas uma superfície de mais de 60.000m² de área construída. Com tudo isto e muitos outros projetos a caminho, a L'Oréal orgulha-se de ser líder em cosméticos e produtos de beleza.
As atividades no país concentram-se em quatro divisões que englobam as seguintes marcas:
Divisão de Produtos de Grande Público: L'Oréal Paris (Elvive, Elnett, Studio Line, Ombrelle, Body Expertise, Dermo Expertise, Kids, Men Expert...), Garnier (Fructis, Ambre Solaire, Skin Naturals...) e Maybelline (Gemey, Colorama);
Divisão de Produtos Profissionais: L'Oréal Professionnel, Kérastase, Redken e Matrix;
Divisão de Produtos de Luxo: Lancôme, Helena Rubinstein, Biotherm, Ralph Lauren, Giorgio Armani, Cacharel, Paloma Picasso e Guy Laroche;
Divisão de Cosmética Ativa: Vichy e La Roche-Posay.
Os produtos são distribuídos seletivamente em todos os canais de distribuição varejista: supermercados, farmácias, perfumarias, salões de beleza, lojas de departamento e lojas duty-free.
L'OREAL NO BRASIL
DE UMA COZINHA FRANCESA PARA DOMINAR O MUNDO

Assim podemos ver como as palavras sucesso e trabalho estão intimamente ligadas.
A empresa que surgiu dentro da cabeça e da cozinha de Eugène Schueller hoje domina o mercado mundial em uma série de setores. Seu preço de venda chegou a 70,84 bilhões de dólares e contava em 2018 com mais de 67 mil funcionários . Em 2012 chegou a um faturamento de 26.35 Bilhões de dólares.

