I'm a Title. Click to edit me
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me and you can start adding your own content and make changes to the font. I’m a great place for you to let your users know a little more about you. If you want to delete me just click on me and press delete.
O aumento contínuo da poluição sonora, com conseqüente risco à audição é um fato inegável e extremamente preocupante tanto para empregadores como para empregados.
Dentre as muitas classes profissionais que podem sofrer alteração em sua saúde auditiva em decorrência da poluição sonora encontram-se os profissionais de beleza. E esses distúrbios não se resumem ao campo auditivo propriamente. Estudo como o realizado pela doutora Fernanda Abalen Martins Dias mostra que os sintomas podem varias desde insonias a tonturas por exemplo como veremos a seguir.
Qual o nível considerado seguro ?
A exposição contínua a níveis de ruído superiores a 50 decibels pode causar deficiência auditiva em algumas pessoas. Há variação considerável de indivíduo para indivíduo relativa à susceptibilidade ao barulho. Entretanto, padrões têm sido estabelecidos que indicam o quanto de som, em média, uma pessoa pode tolerar em relação ao prejuízo de sua saúde.
Até 50 dB, segundo a Organização Mundia da Saúde( OMS), é considerado confortável e não acarreta nenhum tipo de problemas a sua saúde auditiva. Acima deste nível no entanto o ser humano começa a sentir impactos negativos.
De 55 a 65 dB o corpo fica em estado de alerta e não relaxa. Ocorre diminuição na capacidade de concentração e a produtividade no trabalho intelectual fica comprometida.
De 65 a 70 dB (início das epidemias de ruído). Neste ponto o corpo inicia a sua reação para que possa se adaptar ao meio em que se encontra. Isso desencadeia fatores fisiológicos que começam a comprometer a saúde . Veja a lista abaixo:
- A Aumento dos níveis de cortisona no sangue que diminui a resistência imunológica
- Indução a liberação de endorfina tornando o indivíduo dependente - Este é considerado um dos motivos pelos quais alguns indivíduos não conseguem dormir em locais silenciosos a não ser que haja algum tipo de som como por exemplo do rádio ou da Tv.
- Aumento de concentração de colesterol no sangue.
Acima de 70 dB o organismo fica sujeito a estresse degenerativo e sua saúde mental tende a fica comprometida. Neste nível os riscos de infarte são maiores além de infecções e outras doenças.
Sem duvida em um ambiente de trabalho dos profissionais de beleza o agente que mais contribui para a poluição sonora se dúvida é o secador de cabelos. De acordo com o INMETRO um secador de cabelos que respeite as normas brasileiras emite cerca de 60 db (decibéis). Estamos assim falando de dez ponto a mais em se tratando do que seria considerado adequado a saúde.
Tomando esse secador como exemplo podemos imaginar a que ponto poderá chegar a emissão de ruídos dentro de um salão de beleza ao juntarmos os vários secadores que ficam ligados ao mesmo tempo.


A perda auditiva típica observada com as pessoas que possuem uma longa história de exposição a ruído( o que é muito comum em salões de beleza) é caracterizada por perda de audição na faixa entre 3000 e 6000 Hz . Na fase precoce à exposição, uma perda de audição temporária é observada ao fim de um período, desaparecendo após algumas horas.
Quando ouvimos bem, o ouvido externo capta a onda sonora e a “afunila” para dentro do canal auditivo até o tímpano, no ouvido médio. O tímpano vibra; o som é amplificado e transmitido para a cóclea, ou ouvido interno. Neste tubo cheio de líquido, milhares de pequeninas células ciliadas flexionam-se e dobram-se em resposta às vibrações. Elas geram impulsos elétricos que se propagam pelo nervo auditivo até o cérebro, que então as transforma em informação sonora. Qualquer imprevisto ao longo do caminho pode causar problemas.

No entanto, a lesão do ouvido interno, ou perda auditiva neurossensorial, tem mais probabilidade de ser irreversível. O Dr. Antônio Lobo, professor de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de Minas Gerais, explica que as células ciliadas do ouvido interno formam a estrutura nobre do aparelho auditivo. Se forem lesionadas, haverá prejuízo na percepção das frequências sonoras na região atingida do ouvido interno. No caso de trauma acústico, por exemplo, a lesão ocorre principalmente na região onde estão as células responsáveis pela percepção de sons agudos. Nesse caso, há perda na capacidade de se discriminarem palavras ou sílabas que apresentem maior concentração de agudos.
O barulho no ouvido, também chamado de zumbido, é uma das queixas mais comuns, principalmente em idosos. É um som que não está ao nosso redor mas dentro de nós (dentro da via auditiva). Pode ser percebido no(s) ouvido(s) ou na cabeça e pode ter uma única ou múltiplas causas. O zumbido não é uma doença mas um sintoma, uma percepção auditiva fantasma cuja intensidade é impossível de ser mensurada.
O barulho (zumbido) pode ser referido como um chiado, apito, barulho de chuveiro, de cachoeira, de concha, de cigarra, do escape da panela de pressão, de campainha, do esvoaçar de um inseto, de pulsação do coração, etc. Pode ser de forma contínua ou intermitente, mono ou politonal.
Cerca de 17% da população mundial tem zumbido. A maioria relata o zumbido apenas como um incomodo, outros dizem que certas funções como o sono e a concentração estão prejudicadas.
ZUMBIDO
CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA
Considerando a realidade que encontramos todos os dias nos salões do Brasil alguns cuidados podem nos ajudar a evitar problemas.
Como não dá pra diminuier o som do seu secador uma boa dica é fazer uso de protetor auricular. Além da proteção de seus ouvidos você aumentará seu nível de concentração e provavelmente acabará seu trabalho masi rapidamente.
Apesar de ser uma prática bastante difundida, a utilização do cotonete para limpeza dos ouvidos não deve ser realizada, pois acaba empurrando a cera para dentro do conduto auditivo, o que pode levar a perda da audição e dor. Para limpeza adequada dos ouvidos utilize apenas a ponta da toalha logo após o banho e nunca introduza objetos pontiagudos (chaves, grampos de cabelo) nas orelhas. Esses objetos podem causar também pequenos ferimentos no conduto auditivo externo, infecções ou até rompimento da membrana do tímpano. Não os utilize nem mesmo para coçar o conduto auditivo.

- - Um cuidado muito importante é em relação ao som. Evite ficar próximo de fontes de som alto, por exemplo, trios elétricos, sirenes, queima de fogos, caixas de som em shows, pois podem causar perdas auditivas irreversíveis.
-
- Evite o uso de fones de ouvido, porque podem desenvolver perdas auditivas ou piorar alguma doença já existente.
- - Caso esteja em contanto freqüente a ruídos intensos, realize periodicamente o exame de audiometria (exame que mede a capacidade auditiva) e se possível utilize protetores auriculares.
- - Um cuidado muito importante é em relação ao som. Evite ficar próximo de fontes de som alto, por exemplo, trios elétricos, sirenes, queima de fogos, caixas de som em shows, pois podem causar perdas auditivas irreversíveis.
-
- Evite o uso de fones de ouvido, porque podem desenvolver perdas auditivas ou piorar alguma doença já existente.
- - Caso esteja em contanto freqüente a ruídos intensos, realize periodicamente o exame de audiometria (exame que mede a capacidade auditiva) e se possível utilize protetores auriculares.

Claro que nunca é demais lembrar que se em seu ambiente de trabalho a emissão de ruído é muito intensa você não será o único prejudicado. Sua cliente também poderá ficar muito incomodada e há assim grande chance de perde-la .
E cuide não só dos secadores bem como do som (música) do salão ou a televisão que precisa estar em um nível confortável. A conversa também deve ser considerada. Muitas pessoas falando alto e ao mesmo tempo não é nada agradável para os seu ouvido e tampouco será para seus negócios.
Na hora de adquirir esquipamentos para seu salão, neste caso os secadores, verifique se o fabricante cumpre as normas brasileiras quanto a emissão de ruídos. Dessa forma além de preservar sua saúde garantirá um equipamento de maior qualidade o que em outras palavras significa mais lucros para você e seu salão.
Visite seu médico regularmente e dessa maneira garanta a qualidade de vida que precisa para continuar desenvolvendo um maravilhoso trabalho dentro de seu salão de beleza.
Cuide-se bem e até a próxima.
Qual assunto gostaria de ver no raio X da saúde?
Envie para cabelosbrasil@gmaiil.com
PERDA AUDITIVA


